terça-feira, 5 de março de 2013

Assertividade

 
Entre tantos comportamentos típicos ou necessários ao empreendedor de sucesso, a assertividade é uma característica cada vez mais valorizada no universo empresarial, mas nem sempre compreendida na sua essência. Sem dúvida, o sujeito assertivo é um funcionário, cliente, chefe ou líder desejado pelas suas características facilitadoras no ambiente de trabalho.
 

Fonte da imagem: Markentista
 
O termo asssertivo origina-se de asserção, ou seja, afirmar, tornar firme. Portanto, declarar com firmeza. Mas ser assertivo não significa falar tudo e a qualquer preço. A assertividade é um comportamento que tem a ver com a verdade (ser verdadeiro) e a firmeza (ter coragem). O sujeito assertivo é ativo e não reativo no seu comportamento, é direto e não prolixo na sua comunicação, além de honesto no seu compromisso consigo próprio e com o outro.
 
Na base do comportamento assertivo está a autoestima e o autoconhecimento. O sujeito, quando ciente do seu saber e da sua potencialidade, consegue sustentar sua posição com firmeza, sem autoritarismo ou agressividade, assim como consegue ser pacífico sem ser passivo quando necessário. Avança ou recua, baseado na sua crença e não nos seus medos de reconhecimento profissional, social ou afetivo. A assertividade está diretamente ligada a tais medos, e quanto maiores eles são, menor será a atitude assertiva.
 
Equilibrar seus desejos e valores sem desconsiderar ou desqualificar os valores dos outros é um comportamento assertivo, que requer maturidade e respeito. O empreendedor que domina e exercita tal equilíbrio, respeita seus parceiros, lidera com destreza e acaba colhendo resultados e reconhecimento.
 
Determinação, empatia, tolerância a frustração, adaptabilidade e autocontrole são algumas das atitudes fundamentais para se alcançar um comportamento assertivo. Tais comportamentos implicam ainda em maturidade para que se possa aceitar o outro com sua diferença, além de estar pronto para gerenciar suas emoções e não perder o foco diante das adversidades. Sendo assim, uma atitude assertiva implica em saber o que se quer e aonde se quer chegar, além ter uma atitude positiva na busca dos resultados que você quer atingir.
 
 
Vânia Vidal de Oliva é Psicóloga Clínica, Psicanalista com mais de 25 anos de experiência no atendimento de adolescentes, adultos e na orientação familiar. Atua hoje na Clinica Casa do Crescer na cidade de Curitiba. Empreendedora e coordenadora de colunista do Empreendedorismo Rosa.

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