domingo, 3 de fevereiro de 2013

 

Mulheres e o seu tempo


 

 
Qual é o seu tempo? Sabemos que o tempo de cada pessoa é diferente e sua percepção muito pessoal. Antigamente, o momento da mulher para casar e procriar era claramente conhecido e, em geral, respeitado. Mas esse período se ampliou e, atualmente, a mulher apresenta um envolvimento maior com o seu desenvolvimento pessoal e sua realização profissional. Com isso, o tempo para investir num casamento e na família se expandiu bastante.
 

Fonte da imagem: Empreendedorismo Rosa
 
Existe um momento ideal em que a mulher esteja pronta para concretizar a tão idealizada maternidade? Se utilizarmos um parâmetro biológico/clínico, poderíamos claramente demarcar este período ótimo, mas estamos falando do tempo psicológico, ou seja, aquele que a mulher julga ser bom ou julga estar pronta para a maternidade.
Muitas vezes, a mulher se engana acreditando que tem domínio sobre o corpo e sobre a vida. A importância que dá ao crescimento profissional e financeiro não pode estar desconectada da percepção dos seus desejos e necessidades como mulher e mãe. Do contrário, corre-se o risco de perder seu momento, e ao se dar conta de suas necessidades poderá ter pouco espaço para alcançá-las facilmente.
Embora a medicina possa oferecer esperança e segurança para a maternidade tardia, é bom lembrar que o corpo tem seu próprio ritmo e obedece a comandos nem sempre conscientes e racionais. Equilibrar suas necessidades, seus medos e seus desejos, neste caso, é a maneira mais sensata de viver todas as suas possibilidades como mulher, que é múltipla e tem muitas fases.
Mulher, não se perca no seu tempo. É bom que se lembre que há momento para tudo, para ter e para ser.
 
 
Vânia Vidal de Oliva é Psicóloga Clínica, Psicanalista com mais de 25 anos de experiência no atendimento de adolescentes, adultos e na orientação familiar. Atua hoje na Clinica Casa do Crescer na cidade de Curitiba. Coordenadora de colunista do Empreendedorismo Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário